Essa samana, alguns sites divulgaram uma matéria a respeito de uma proposta de compra da Yahoo pela Microsoft de U$ 44,6 bi.
Muitos aspectos podem ser levantados em relação à essa fusão, como aponta o site de noticias do terra:
"Analistas temem que funcionários contrários à Microsoft liderem um êxodo de talentos do Yahoo para o Google e outras empresas, pois, diferentemente das fusões de companhias com bens fixos e patentes valiosas, o principal bem do Yahoo são seus funcionários e sua expertise na Web.
"Se você é um engenheiro genial que trabalha com busca ou em outra divisão do Yahoo, vai querer ser usurpado para a cultura da Microsoft, onde talvez não se dê tanta importância à Internet?", diz o analista Bob Peck, da Bear Sterns, a seus clientes. "O choque de culturas será uma das coisas mais importantes."
As duas empresas têm visões de mundo fundamentalmente diferentes. O Yahoo, sediado em Sunnyvale, Califórnia, sempre foi uma companhia de Web, enquanto as raízes da Microsoft são a venda de softwares que rodam no hard drive dos computadores.
Microsoft Office e Windows são seus principais produtos, que geram o grosso dos lucros da companhia. Em contraste, sua divisão de serviços online não dá lucro há dois anos.
O maior desafio de todos pode ser integrar as duas companhias com a sobreposição das propriedades Web. Analistas questionam se um MSN/Yahoo pode manobrar rápido o suficiente e tomar as decisões certas dentro da burocracia da Microsoft para cortar produtos similares como e-mail Web e programas de mensagens instantâneas. O Yahoo Mail e o Hotmail da Microsoft são as companhias de Web número 1 e 3 dos EUA.
A Microsoft diz esperar poder tirar US$ 1 bilhão em "sinergias" ao unir recursos de engenharia, pesquisa e desenvolvimento, reduzindo gastos de capital e a área de sobreposição.
Uma crítica constante contra a Microsoft é que a empresa confunde seus clientes com excessivas marcas de serviços Web, como Windows Live, Hotmail e MSN. Adicionar o Yahoo à mistura só complica as coisas.
O Yahoo, como a maioria das grandes companhias de Internet do mundo, administra vários de seus serviços com os softwares chamados "open-source", criados por voluntários. Estes softwares são os principais rivais dos softwares Windows e Exchange, da Microsoft."
fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2315587-EI4795,00.html
sábado, 2 de fevereiro de 2008
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