quinta-feira, 28 de agosto de 2008

São Paulo ganha rede acadêmica de fibras ópticas

Agência FAPESP– Será inaugurada nesta terça-feira (19/8) a Rede Metropolitana de São Paulo (MetroSampa), infra-estrutura de fibras ópticas que possibilitará a ativação de conexões com capacidade de 1 gigabit por segundo (Gbps) para os principais centros de ensino e pesquisa da Grande São Paulo.

Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a MetroSampa estará interligada às instituições que fazem parte da rede acadêmica nacional, a Rede Ipê, e será usada em aplicações avançadas e na troca de grandes quantidades de dados.

O lançamento será na Sala do Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) às 14h. Na ocasião, a capacidade da rede será demonstrada por meio de uma videoconferência com os núcleos de telemedicina que serão inaugurados.

No mesmo dia, serão inaugurados quatro núcleos de telemedicina e de telessaúde, sendo dois na Universidade de São Paulo (USP), um na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e um no Instituto Dante Pazzanese.

A MetroSampa é fruto do projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), iniciativa do MCT coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização responsável pela internet acadêmica no Brasil.

Redes semelhantes à de São Paulo já estão em operação em Belém, Manaus, Vitória, Florianópolis, Distrito Federal e Natal. Segundo a RNP, até o fim do ano serão 27 redes ópticas metropolitanas operacionais em todo o país e interligadas pela Rede Ipê, operada pela instituição.

Com 145 quilômetros de extensão, a MetroSampa foi implantada pela RNP com R$ 3,2 milhões de investimentos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br), do Comitê Gestor da Internet no Brasil, que custeou 49 quilômetros de rede.

Sete instituições fazem parte da rede: Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (Cefet-SP), Instituto do Coração (Incor), Hospital das Clínicas, NIC.br, USP, Unifesp e as universidades Estadual Paulista e Federal do ABC.

A rede facilitará e ampliará a divulgação de estudos científicos e a integração entre universidades e unidades de pesquisa. Instituições que participam da rede poderão, inclusive, compartilhar iniciativas de educação a distância e interagir por meio de videoconferência.

Um dos principais projetos beneficiados pela MetroSampa é o da Integração da Capacidade Computacional da Unesp (GridUnesp). Primeiro Grid universitário da América Latina, o GridUnesp foi criado para atender à demanda de docentes e pesquisadores por grande capacidade de processamento e armazenamento de dados em áreas como física de altas energias, engenharia mecânica, meio ambiente e geociência.

Telemedicina

A Rede Universitária de Telemedicina (Rute) é outra iniciativa do MCT coordenada pela RNP. O objetivo é aprimorar a infra-estrutura para telemedicina presente nos hospitais universitários e promover a integração dos projetos existentes nessa área. A Rute é apoiada pela Finep e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue).

Em sua primeira fase, a Rute interconectava 19 instituições. Com sua expansão, anunciada em agosto de 2007, a rede passou a incluir 57 instituições, distribuídas em todos os estados do Brasil.

Os núcleos paulistanos da Rute, que serão inaugurados na terça-feira (19/8), ficam localizados nos hospitais São Paulo (da Unifesp), Universitário da USP, das Clínicas (da Faculdade de Medicina da USP) e Instituto Dante Pazzanese, sendo os três primeiros integrantes também da MetroSampa.

Por meio da Rute, as instituições a ela pertencentes estarão conectadas entre elas e com outras iniciativas de telessaúde no Brasil e no mundo, podendo realizar atividades que vão desde a teleducação de profissionais da área médica e a discussão de casos, até o atendimento a distância (segunda opinião formativa). Com a integração das unidades em São Paulo aumenta para nove o número de núcleos da Rute no país. A expectativa é que até o final do ano outros dez núcleos sejam inaugurados.

Mais informações: www.rnp.br

Nenhum comentário: