sexta-feira, 6 de março de 2009

Gerenciamento digital

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas (SBU/Unicamp) liberou o acesso do novo software de gerenciamento de seu acervo.

A substituição do software norte-americano Virtua pelo programa nacional Sophia representará, segundo a universidade, economia de recursos, além de oferecer uma interface mais amigável para busca dos materiais bibliográficos dos acervos das 25 bibliotecas do sistema.

Entre as facilidades com a implantação do novo software está o acesso simultâneo à base Acervus, composto por mais de 700 mil livros, 16 mil títulos de periódicos, 60 mil teses e dissertações, além de outros tipos de materiais como partituras, CD-ROM, vídeos, microfilmes e microfichas.

No software anterior havia restrição de 128 usuários simultâneos à base Acervus. O Sophia permite até 500 conexões simultâneas na estrutura cliente/servidor e acesso web ilimitado, com 50 novas conexões simultâneas por segundo.

O processo de substituição do software foi iniciado em dezembro de 2008, quando teve inicio a fase de migração de mais de 1,2 milhão de itens que compõem a nova base de dados.

O novo software fornece ainda outros serviços como o controle integrado de guarda-volumes nas bibliotecas e, em breve, oferecerá o acesso de serviços como a disseminação seletiva da informação (serviço de alerta que informa automaticamente a chegada de um livro do interesse do usuário que estiver cadastrado) e serviço de indicação de novos títulos para aquisição.

Mais informações: www.unicamp.br/bc

Fonte - Agência FAPESP

Nenhum comentário: