domingo, 5 de outubro de 2008

Delegado: crimes virtuais só tendem a crescer

Por: Daniel Gonçalves

Crimes que antes eram cometidos por métodos "convencionais", como o uso da força, estão migrando cada vez mais para o meio digital e "sendo praticados com o uso da Internet", de acordo com o titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática do Rio de Janeiro, Fernando Vila Pouca de Souza. Segundo ele, a legislação, as forças policiais e as empresas de Internet precisam estar constantemente em evolução para conseguir acompanhar a agilidade com que os criminosos virtuais se atualizam.

Segundo ele, o aumento desses crimes é uma tendência natural com o avanço da inclusão digital no Brasil. De acordo com ele, a velocidade do mundo virtual exige que o ritmo de reação dos órgãos incumbidos de reprimir a criminalidade seja maior. "Nós temos que nos preparar, para a polícia e o Estado acompanharem a evolução desses crimes e reprimi-los. Essa é principal questão."

Vila Pouca defende ainda o projeto de lei que tipifica os crimes cometidos pela Internet. Aprovada com alterações pelo Senado em julho, a matéria voltou para a Câmara dos Deputados para aprovação das mudanças. Para o delegado, é fundamental que o País tenha uma legislação específica para combater esses delitos.

Conforme o novo texto, é considerado crime divulgar ou manter arquivos com material pornográfico contendo imagens e outras informações envolvendo crianças e adolescentes; criar e disseminar vírus, falsificar dados eletrônicos ou documentos públicos e particulares; praticar o estelionato; capturar senhas de usuários do comércio eletrônico; e divulgar imagens de caráter privativo.

O delegado, que há menos de dois meses assumiu a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, disse ainda que haverá uma reformulação na infra-estrutura da DP, com mais "material humano" e mudança de endereço. Atualmente, a delegacia divide espaço com a 6º DP (Cidade Nova).

O novo local ainda não foi escolhido, mas já foi entregue a chefia da Polícia Civil a sugestão de construir um laboratório de análise de equipamentos de informática. "Vai fundamentalmente auxiliar a perícia, em razão da apreensão de equipamentos de informática, para que possamos fazer a leitura desses dados."

A população pode comunicar ocorrências e realizar denúncias, identificando-se ou não, através da delegacia virtual, pelo endereço www.delegaciavirtual.rj.gov.br.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3213080-EI5030,00-Delegado+crimes+virtuais+so+tendem+a+crescer.html

Nenhum comentário: